Embraer (EMBR3): Avelo encomenda até 100 jatos E195-E2
A empresa se tornará a primeira companhia dos EUA a operar o modelo.
O Ibovespa fechou nesta quarta-feira (30) aos 133.989,74 pontos, salto de +0,95%, já que o tarifaço de 50% contra o Brasil oficializado pelo presidente americano Donald Trump pegou leve em exportações estratégicas, o que explica a disparada de +10% das ações da Embraer (EMBR3).
No comentário dos analistas da Ativa Investimentos, a Embraer como fabricante de aeronaves é um dos nomes da bolsa brasileira que mais teve alívios após o governo Trump conceder exceções aos produtos brasileiros que não serão taxados.
Todavia, o Ibovespa só não teve um desempenho melhor porque a queda de −2,15% das ações da Vale (VALE3) atrapalharam o índice, dado que a mineradora acompanhou a baixa de preços do minério de ferro na China. Já os papéis da Petrobras (PETR4) avançaram +1,11%, à luz da boa reação sobre os dados de produção e vendas no 2T25.
Por sua vez, o dólar à vista terminou o dia valendo R$ 5,58, alta de +0,35%, considerando a espera dos traders para a decisão do nosso Banco Central sobre a taxa Selic amplamente precificada em 15% ao ano.
Nesta Super Quarta, o Federal Reserve manteve os juros nos Estados Unidos inalterados entre 4,25% e 4,50% ao ano, o que já era esperado pelos mercados. Só que o que tirou a paz dos investidores globais foi o banco central americano não deixar sinalizado que poderá cortar a taxa básica na próxima decisão em setembro.
Além do fato da manutenção dos juros não ter sido unanime, um episódio não visto desde 1993, as ações americanas (stocks) devolveram todos os ganhos do dia a viraram para queda, sobretudo empresas mais ligadas à velha economia e presentes no índice acionário Dow Jones, que teve o pior desempenho em Wall Street hoje.
A empresa se tornará a primeira companhia dos EUA a operar o modelo.
Fabricante brasileira celebra contrato sobre aeronaves modelo A-29 Super Tucano.